Frases

17 de nov. de 2011

Albert Einstein

2 comentários:

  1. Será Felipe? Eu tenho dúvidas que a religião ( no sentido de religar)precisa de alguma ciência. Pois a Fé é apostólica e sendo apostólica considero que tem modos de operar muito diversos. Eu creio pq me contam e deram testemunho e no meu caso pela longo processo de longa tradição histórica que abarca aí a bíblia, história, vida dos santos, catecismo...etc. Cerio que não dá pra aplicar aí uma relação fria de sujeito/objeto.

    Em teologia isso é possível, mas teologia é produto da relação com Deus. Por exemplo "Pedi e recebereis" percebe. preciso simplesmente crer. Agora para para conceitos como teofania, parusia nós podemos aplicar algum "método cientifico". Mas no fim são só conceitos. E a meu ver são justamente essa diversidade conceitual que causa tanta divisão na igreja.

    acho que esse assunto dá um bom debate.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano. A religião, enquanto esforço para o ser humano se religar á Deus, não pede de auxílios dos outros saberes para reconectar o "ser humano" ao "divino".

    Assim como a filosofia, as ciências sempre andaram lado á lado da teologia fazendo com que o conhecimento fossem ampliado e divulgado. A separação se dá no período iluminista quando os saberes experimentaram a liberdade pós-cristã do mundo.

    A Teologia é uma saber sobre Deus, que se dá a conhecer inicialmente através das Escrituras e o desenvolvimento se desenrola através da vivência com o Cristo ressurreto pelo Espírito.

    No entanto, as Escrituras jamais tencionaram ser Ciência, Filosofia, Matemática, Geografia ou mesmo História "universal". Antes é a narrativa de um povo que Deus escolheu para revelar seus propósitos para o mundo. Há muita coisa que a Bíblia jamais tencionou responder e dentre estas "coisas" são de pertença dos saberes científicos.

    Sendo assim, creio que a frase do Einstein não é uma tentativa de dizer que pela ciência nos religamos melhor á Deus, quando em conjunto á religião. Tomás de Aquino era alguém que cria que as Ciências eram complemento da revelação, por exemplo. Mas jamais afirmou que era o meio pelo qual se encontra a Deus. Isso é uma característica deísta, e não teísta. =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...