Na saída do bairro Buritis, em Belo Horizonte, onde trabalho há quase uma década, esta placa de sinalização de trânsito sempre me chamou a atenção. Por mais que a intenção da BHTrans seja apenas orientar o trânsito da cidade, a placa sempre me remeteu ao discurso político e filosófico por detrás da simples placa.
A Direita política brasileira não esteve apenas sempre livre; ela influenciou diretamente na perseguição, abafamento, prisão e assassinato da Esquerda política. Ela sempre promoveu uma queda de braço público, utilizado meios sórdidos, para convencer ao grande público que seu projeto de governo seria melhor. Ela sempre este de mãos dadas com os mais ricos, aos beijos com a grande mídia e na cama dos grandes empresário fumando um cigarro pós-coito. Nem mesmo quando o Brasil começou a caminhar à Esquerda, no pós-Golpe, ela recebeu o devido julgamento - os arquivos deste período foram ocultados da população com, pasmem, o apoio da própria Esquerda.
Neste momento, a livre Direita aprova na câmara um processo de impedimento contra uma representante que mais se aproximou de um governo de Esquerda. Não é um governo sonhado pela Esquerda, mas foi o que mais se aproximou, no período pós-redemocratização do país. O "déjà vu" atinge a alma da Esquerda.
A Esquerda precisa refletir e muito sobre quais caminhos irá tomar de agora em diante. Os conchavos políticos "em nome da governabilidade" com a Direita, precisam ser abandonados. O apadrinhamento eleitoral precisa ser cessado. Minha mãe sempre me disse que com fogo não se brinca; aos meus filhos eu ensinarei que com a Direita também não se brinca e nem faz base política. O caminho à Esquerda precisa ser trilhado, ainda que com dificuldade, em nome do Estado de Bem-Estar Social e da igualdade social entre os povos. Ainda que demore, nós vamos chegar lá.
Quanto a mim, sempre que passar pela placa "Direita livre", vou me lembrar, como um espinho na carne, que enquanto a Direita estiver livre para assaltar a democracia nacional, a Esquerda será apenas uma utopia daqueles que buscam igualdade e justiça social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário