O dia da Reforma Protestante é muito importante para os protestantes. Deve ser lembrado, festejado, repensado e, assim, repetir seus acertos e evitar repetir seus erros. "Um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la". Que Deus nos livre disso. Contudo, é comemorado em boa parte do mundo o "Halloween" - Dia das Bruxas -, oriundo das celebrações dos povos celtas. E como moradores deste planeta, devemos respeitar e não suprimir as manifestações culturais. Ou estaremos fadados a repetir a caça às bruxas iniciada pela Igreja Católica e tão repetida em solo americano pela Igreja Protestante.
Geralmente quem muito "demoniza" outras culturas pouco conhece sobre suas origens e significados. Se conhece e mesmo assim o faz, não é muito diferente da Igreja Medieval que demonizou as culturas europeias, com intuito de controle religioso das massas. É mais fácil demonizar o desconhecido do que se abrir ao novo. Recomendo e muito o livro de Robert Muchembled, "Uma História do Diabo - Séculos XII - XX".
Esse assunto vai longe. Eu não. Então, fico por aqui. Um feliz Dia da Reforma Protestante e um feliz Dia das Bruxas, á todas(os).
Nenhum comentário:
Postar um comentário