Frases

30 de mar. de 2013

Quando Deus não funciona


Desde a antiguidade as pessoas estão em busca de um deus que funcione. Indiferente de qual seja a religião, os seguidores de um determinado deus esperam que sua divindade controle o cosmo em seu favor, seja para salvá-los de alguma calamidade ou para destruir algum inimigo. Não importa se o deus é macho ou fêmea, bicho ou gente, o que importa mesmo é que esse deus funcione.

Em nossos dias isso também ocorre. Do mesmo modo como um camponês que há três mil anos via seu deus falhar quando a chuva era negada e a plantação era tragada pela seca, e, com isso, ia à busca de outro que funcionasse. As pessoas ainda estão em buscam de um deus que funcione. E esse deus pode estar numa outra comunidade de fé da mesma religião ou até mesmo em outra religião. Uma vez encontrado o tal deus que funciona, um coisa é certa: cedo ou tarde a divindade irá precisar ser substituída por outra que esteja mais disposta a responder o clamor dos pedintes.

Muitos ainda acreditam num deus mitológico que responderá a cada solicitação mudando, assim, o panorama de toda a história a seu favor como se o indivíduo fosse maior que o coletivo. Conheço dois jovens que aderiram a uma religião oriental após conseguirem ingressar na faculdade com o auxílio daquele deus. Sua mãe, até então incrédula, fez o mesmo após ter uma antiga causa na justiça solucionada. Se o antigo deus cultuado não resolveu o problema, talvez o novo seja o deus a ser adorado. Com isso, diversas igrejas vão agremiando fiéis a cada vez que um pedinte entende que o deus não funcionou.

Os judeus do século oitavo antes da era cristã também criam que para cada necessidade havia um deus diferente para responder ás petições. Fazendo eco a seus pais que não encontraram dificuldades em trocar o Deus Javé pelo deus Baal uma vez que esse último conhecido por enviar a chuva para a plantação, o deus do agricultor. Contudo, Javé fala através do profeta Oseias que "[o povo], pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal" (Oséias 2:8).

Entretanto, o cristão deve seguir o seu Deus ainda que ele não funcione. A confiança do cristão deve estar na esperança de as coisas acontecerão e não no fato realizado em si. É disso que a carta aos hebreus capítulo 11 trata: da esperança. Bem antes do escritor aos hebreus nos presentear com sua carta o profeta Habacuque deixa sua alma gritar em adoração e afirma que "ainda que figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado [...] Encontrarei minha alegria no Deus de minha salvação." (Habacuque 3:17-18).

Só compreendemos o tamanho da fé do profeta, se considerarmos que o judeu não esperava uma promessa de morada no céu. Para o judeu a vida com o Senhor é vivida hoje na terra. Como cristãos somos convidados a amar sem esperar resposta, ajudar sem esperar agradecimento e crer ainda que o Cristo não saia da cova no terceiro dia. Somos convidados nesta sexta-feira da Paixão a nos mantermos firmes na esperança de que as coisas irão melhorar e não apenas esperar o nosso Cristo funcionar nos nossos dias de coelho e ovos.

Desejo a todos uma feliz Páscoa e mais esperança no Cristo que ressuscitou quando ninguém mais esperava que ele pudesse funcionar novamente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...