Frases

25 de nov. de 2011

A predestinação segundo Calvino


por Jones F. Mendonça

Lecionar teologia da Reforma me obrigou a ler as Institutas, obra magistral do reformador francês João Calvino. Sua teologia, apresentada em quatro livros e 80 capítulos, é desenvolvida em torno da crença na absoluta soberania divina. Ainda que sua teologia não me agrade, é preciso reconhecer, Calvino é lógico, honesto e coerente em quase tudo o que afirma. Em minha opinião, sua grande falha lógica está aqui:
Onde ouves menção da glória de Deus, aí deves pensar em sua justiça. Ora, o que merece louvor tem de ser justo. Portanto, o homem cai porque assim o ordenou a providência de Deus; no entanto, cai por falha sua. [...] Logo, por sua própria malignidade o homem corrompeu a natureza pura que havia recebido do Senhor, e em sua ruína arrastou consigo à ruína toda a posteridade (As Institutas, Livro III, cap. XXIII, sessão 8).
Para Calvino o homem peca porque Deus assim decretou, mas ainda assim é responsável por seus atos maus. Tal "decreto espantoso" não possui explicação, e não cabe ao homem questioná-lo. Surge uma nova pergunta: e Adão, o primeiro homem, também agiu de acordo com os propósitos divinos? Calvino explica: 
O primeiro homem, pois, caiu porque o Senhor assim julgara ser conveniente. Por que ele assim o julgou nos é oculto. Entretanto, é certo que ele não o julgou de outro modo, senão porque via daí ser, com razão, iluminada a glória de seu nome (As Institutas, Livro III, cap. XXIII, sessão 8).
Para fechar, uma última declaração de Calvino (prepare-se): 
Eu concedo mais: os ladrões e os homicidas, e os demais malfeitores, são instrumentos da divina providência, dos quais o próprio Senhor se utiliza para executar os juízos que ele mesmo determinou. Nego, no entanto, que daí se deva permitir-lhes qualquer escusa por seus maus feitos (As Institutas, Livro I, Capítulo XVII, seção 5).
Você entende isso?

2 comentários:

  1. Você já estudou a Confissão de Fé ou os Catecismos de Westminster? Tenho certeza que te ajudará a compreender as palavras de Calvino. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Wantuil, tudo bem? Tive a oportunidade de apreciar estas obras na faculdade de teologia e por certo elas são esclarecedoras, mas não ao ponto de ajudar os hiper-calvinistas.

    Existem hoje, principalmente no calvinismo norte-americano, um sentimento de superioridade mediante a predestinação divina. Ensoberbecidos, esta ala radical do calvinismo, constroem uma imagem de Deus destoante do Cristo mediante ao um determinismo ideológico, vindo da meta-física e não da teologia. A isso me oponho ferrenhamente.

    A postagem é para chocar mesmo. Para motivar a busca de um ponto de equilíbrio doutrinário na construção da ortopráxis de cada um meditante ao pensamento do grande Calvino.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...