Frases

10 de fev. de 2011

Ser e não ter, eis a questão

Dentro do homem existe uma chama que queima dia e noite, a chama do desejo de possuir. Todos os homens, mulheres e crianças são nutridos pelo "querer". Desde o primeiro homem até nós, o anseio de sempre termos mais do que precisamos nos fazem seguir por caminhos que nos afastam de Deus.

Adão tinha absolutamente tudo no Jardim de Deus: uma função; uma esposa; comida; relacionamento direto com o Criador; uma Lei (Gn 1-2). Mas ele queria mais.

As narrativas bíblicas subseqüentes mostram que o homem nunca está satisfeito com o seu estado natural ou mesmo com a sua condição financeira, como vemos no relato da história do rei Acabe que mesmo sendo rico adoeceu porque queria a vinha de Nabote.

Em nossos dias somos bombardeados com propostas de consumo sexual, alimentícios e bens materiais. As empresas de marketing esforçam-se cada vez mais e mais para nos convencer que precisamos de algo que na verdade não precisamos. São especialistas em juntar o inútil ao desagradável. Outro dia me deparei com um outdoor de uma empresa que vende pneus e juntamente com pneus havia uma garota de biquíni. Eles sabem aonde o que enche o coração do homem...

Existem canais de TV que sua existência se dá exclusivamente para vender produtos que não compraríamos mesmo se precisássemos como a famosa faca Ginsu que "corta até mesmo um cano de cobre". A maioria das tralhas adquiridas nestes canais, são encostadas nas dispensas ainda com a embalagem. Falo por mim mesmo que coleciono filmes que nunca assisti, e músicas que nunca ouvi...

O homem passa a vida toda correndo atrás de posses. Uns deixam familiares e amigos, e mudam de Estado em busca de melhores oportunidades para conseguirem realizar seus sonhos possuindo riquezas. Oscar Wilde disse: "Neste mundo só há duas tragédias. Uma é não ter o que se deseja, a outra é consegui-lo.". O pastor Ed René Kivitz, vai analisar essa frase de Wilde da seguinte forma:
"Quando você não tem, você vive a falta e frustração. E quando você tem, você experimenta o tédio. Porque não são as coisas que enchem esse buraco [ausência de Deus] do nosso coração."
O subversivo escritor cristão Paulo Brabo, em seu livro Em Seis Passos Que Faria Jesus,  recorda que o Senhor não tinha onde dormir (Lc 9:58), nem mesmo lugar para comer, definido (Lc 22:11), e nem por isso deixou de dormir e comer. "Para seguir os passos de Jesus é preciso abraçar o assombroso paradoxo de desfrutar sem possuir", diz Paulo Brabo.

"Ter" hoje em dia é mais importante do que "ser". A dúvida filosófica que estava dentro do personagem Hamlet de William Shakespeare, (Ser ou não ser, eis a questão), perdeu o sentido. Ninguém está preocupado em ser quando ter é mais relevante para a sociedade moderna. E nesse contexto doutrinas divergentes da Palavra de Deus afloram dia após dia, como a Teologia da Prosperidade onde os "filhos do rei" têm que possuir, que receber, que conquistar, etc., pois são "cabeça" (de bagre?) e não "cauda".

E na Bíblia encontramos um Deus que tudo tem, mas faz questão de enaltecer o Ser (Êx 3:14; Jo 1). Ele veio para trazer valores que o mundo não pode oferecer: a mudança do estado interior do homem. Veio chamar o que não era para agora ser, o que não fazia parte para agora fazer. E quando os seus discípulos quiseram ter (Mc 10:37), Ele lhes respondeu que antes que ter algo, eles deveriam ser (vv. 39-40).

Somos convidados a, em Jesus, sermos Novas Criaturas. Cooperadores do reino de Deus, amigos de Cristo, filhos do Pai, co-herdeiros com Jesus, embaixadores de Deus, membros da nova ordem mundial: por amor e em amor, Ele veio.

E você, gostaria de ser?

Um comentário:

  1. Nunca estamos satisfeito, isso é uma verdade. Fomos criados por DEUS com um vazio proposital, para que esse vazio seja preenchido completamente pó ELE, Assim nossas insatisfações poderão ser sanadas.
    Vejo isso em um texto simples lá em Mateus 6:33.
    "Buscai primeiro o Reino de DEUS e sua justiça, e todas outras coisas vos serão acrescentadas".
    O problema é viver isso! Muitas vezes isso acaba sendo "Meras palavras".

    Estarei te seguindo! Parabéns pelo bom trabalho que vc faz aqui.

    Espero sua honrosa visita no meu humilde espaço virtual, e se for de sua vontade ser também parceiro.

    http://planosdivinos.blogspot.com

    Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.
    Fica na Paz.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...