Frases

27 de out. de 2015

Por linhas tortas


A sabedoria popular afirma que "Deus escreve certo por linhas tortas". Ouço isso desde pequeno. Ouvia isso quando alguém contava uma história que tinha tudo para dar errado, mas no fim deu certo. Como se o "torto", isto é, os desencontros e problemas da vida fossem o caminho sinuoso escolhido por Deus para tocar nossa história.

Eu sei que tem muita gente que acha que Deus é perfeito por demais para fazer algo "torto". Mas acredito que dizem isso por pensarem estar diminuindo o divino ao dizer que Ele optou por algo, à primeira vista, "imperfeito". Bobagem. Gosto da sabedoria popular. Não por acreditar que ela seja "a voz de Deus" - embora Deus possa gritar por socorro nos lábios do oprimido -, mas por gostar da ideia de que Deus está o tempo todo bolando uma maneira nova de nos surpreender.

As linhas tortas de Deus estão em todo lugar. Podemos observar a sinuosidade divina em músicas, poemas, estórias, situações, ganhos e perdas, acertos e erros, etc. Isso não quer dizer que Deus está como um relojoeiro inserindo cada engrenagem da História. Não. Deus é mais gentil do que nós para se meter na vida alheia quando não desejado. Contudo, Ele está aqui e acolá.

Podemos dizer ainda que "pessoas" são linhas tortas de Deus. A Bíblia é recheada de histórias de pessoas que foram importantes personagens na história do povo judaico-cristão que não eram pessoas, digamos, as mais "exemplares" dentro das expectativas da sociedade. Pessoas mesquinhas, lascivas, assassinos, infiéis, de outras religiões, verdadeiras "ovelhas negras" (por que negras?). E mesmo tendo um histórico ruim, foram tais pessoas foram a "escrita certa" de Deus em sua época.

O grande desafio é aceitar que Deus pode usar uma pessoa cheia de defeitos e pecados. É aceitar que Deus entende que nós temos extrema dificuldade em ser aquilo que nós deveríamos ser. Linhas tortas de Deus estão neste momento cantando músicas com conteúdo espiritual sem mesmo estar frequentando religiosamente uma igreja. Estão cuidando dos que precisam de auxílio psicológico. Estão deixando suas prioridades de lado e ajudando a quem precisa. Estão doando um pouco do que têm. Estão entre um cigarro e outro, agindo com misericórdia e tendo complacência com o outro.

Somos as linhas tortas as quais Deus escolheu agir neste mundo. Cada um, a sua maneira, cumpre um propósito especial naquilo que o Cristo chamou de Reino de Deus. Isso, "até que Ele venha". Reino vindouro e já presente. Reino erguido com mãos frágeis e corpos debilitados; bocas famintas e olhos lacrimejantes; pecados vencidos e pecados á se vencer; com soluço constate e esperança jamais perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...