Frases

17 de jun. de 2013

Que se esvaziem as Igrejas; que se encham as ruas!


Esses são dias os quais o povo brasileiro tem sido agente de mudança através de protestos deflagrados em várias cidades do país. Os protestos iniciados em São Paulo vão dia após dia servido de incentivo aos demais brasileiros a se rebelarem contra o sistema de corrupção que suga as riquezas da nação e mantém o povo á margem de seus direitos e da justiça que lhe é negada.

E qual tem sido o papel da Igreja nesse contexto? Infelizmente a Igreja têm se calado face aos problemas e ás manifestações que vão enchendo as ruas. A apatia das comunidades religiosas talvez seja pela temeridade de perder o apoio político que receberam dos muitos políticos que se elegeram com o apoio do púlpito de muitos líderes cristãos. Uma vergonha.

Neste momento histórico de nossa história recente não temos nenhum líder cristão como expoente na luta pelo fim da corrupção e do uso indevido do dinheiro do povo. Em um país que se gaba por ter profetas, coisa que discordo, não vemos nenhum profeta como Amós, Oseias, Miquéias, Jeremias, Elias, etc. Tão pouco temos um homem como Marter Luther King Jr. para representar os cristãos no fronte do combate pacífico. É também neste momento histórico que a Igreja da História corre o risco de ser "a Igreja que ficou na história, vendo a banda passar". 

Ou a Igreja do Senhor Jesus se posiciona como agente de transformação neste momento, ou correrá o risco de ser lembrada como um grupo que se manifesta em prol de um Cristo morto e não ressurreto. E não é disso que o cristianismo se trata. A Igreja deve se posicionar nas ruas, nas redes sociais, em nossa não participação deste pandemônio que fizeram de nosso país com gastos exorbitantes em estádios de futebol, etc. Ou é Igreja da História é Igreja na História. "Que se esvaziem as Igrejas; que se encham as ruas!"

E se você acha que os problemas dos manifestantes "não é o seu", deixo esta reflexão do pastor alemão Martin Niemöller:
"Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar... Já não restava ninguém para protestar."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...