Frases

17 de dez. de 2011

O dia que uma ateia me deixou contente

Li este texto no blog Café com Deus e resolvi republicar aqui. Foi escrito pela Juliana Dacoregio, no blog Heresia Loira. A mocinha é uma ateia com os olhos mais abertos do que muitos de nós.


por Juliana Dacoregio

Óbvio que os erros a seguir não se aplicam a todos os crentes, mas infelizmente a maioria ainda se comporta de tal forma.

Na ânsia de apresentar Jesus aos descrentes e sofredores, você se atém apenas aos trechos bíblicos que afirmam que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” e que “ninguém chega ao Pai se não por ele”. Tudo bem, eu sei, é nisso que você crê: quem não “aceitar Jesus” vai chorar e ranger os dentes pela eternidade. Mas, calma lá, devagar com o andor que o santo é de barro. (Aliás, você não é de barro? Então por que toda essa presunção de acreditar que você conhece a verdade e eu não?) As pessoas precisam ser amadas, primeiramente. E elas não se sentirão amadas se você não escutá-las, se você não tentar compreender os motivos, os gostos e os desejos delas.

Muitos de vocês não admitem que alguém seja consolado com qualquer coisa que não seja a Bíblia, filmes cristãos ou hinos de louvor. Meu amigo, deixe de ser ignorante e “menino na fé”, como exortou Paulo. Você pode até acreditar que Jesus é o único caminho, a única salvação, a única maneira de alguém chegar a Deus, mas Deus têm mil maneiras de chegar aos homens e não é apenas através da prepotente ousadia humana em “pregar a Palavra”. Já assistiu ou leu Os Miseráveis? Já percebeu a mensagem de perdão que este filme/livro passa? Já percebeu o quanto de princípios cristãos há em Um Sonho de Liberdade? Sabia que alguém pode sentir-se tocado por Deus ou por uma paz grandiosa lendo autores que, aparentemente, nada têm de cristãos?

Abra sua cabeça, meu irmão evangélico. Se você apenas se preocupa em salvar as almas do Inferno e não presta atenção ao Inferno que está dentro delas, me desculpe, mas você não está fazendo isso certo. A libertação é aqui e agora, porém com um passo de cada vez. Não estrague tudo quando alguém lhe falar sobre depressão. Não seja hipócrita a ponto de tomar direitinho seus remédios para pressão alta ou sinusite e acreditar que doenças psiquiátricas são do diabo e que se eu estiver de bem com Deus não vou mais precisar do meu psiquiatra, dos meus remédios, da minha terapia.

O maior ato cristão é estar presente, às vezes apenas assistindo a um filme junto, dando uma carona, tomando um sorvete, compartilhando problemas, trocando experiências, se deixando também ser ajudado, enfim, se mostrando humano, revelando suas falhas e não tentando parecer uma fortaleza.

Você, cristão, quer ser exemplo e referência, mas esquece de amar. Esquece que o amor tudo suporta. Você não quer ser suporte, quer ser o dono da razão, quer ver as pessoas dizendo “Jesus, eu te aceito em minha vida”, mas não quer estar ao lado enquanto ela se recusa a crer. Enquanto isso, muitos descrentes, budistas, muçulmanos, judeus, agnósticos e ateus estão dando a mão a quem precisa e sendo exemplo de companheirismo e amor. Não venha me dizer que nada disso adianta, que o único amor eficaz é aquele que vêm de quem acredita em Jesus Cristo como único Senhor. Amor SEMPRE adianta. Amor SEMPRE consola. AMOR SEMPRE DÁ BONS FRUTOS. (Estão aí os twittes do @EmersonAnomia que não me deixam mentir!)

Se você está apenas querendo apresentar a sua verdade e não se coloca no lugar do outro, sinto muito, mas o seu Jesus provavelmente olha pra você, balança a cabeça em desaprovação, faz tsc...tsc... e pensa “ai, meu Deus, esse aí tem muito o que aprender”. 

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (1 Coríntios 13:13)

Comentário Mero Cristianismo: "Óbvio que não é a primeira vez, nem a última, que um ateu me deixa contente. Jesus disse que das pedras Deus suscitaria filhos para clamar a Glória do Cristo. Elas estão clamando. E você?"

5 comentários:

  1. "Você, cristão, quer ser exemplo e referência, mas esquece de amar. Esquece que o amor tudo suporta. Você não quer ser suporte, quer ser o dono da razão, quer ver as pessoas dizendo “Jesus, eu te aceito em minha vida”, mas não quer estar ao lado enquanto ela se recusa a crer."

    Perfeitamente perfeito. Vai pro meu Face, pro meu Blog e pro meu coração.

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente, um dos textos que mais valeu a pena ser lido na minha vida. É exatamente isso, e houve uma tremenda sabedoria nestas palavras. Por ser ateia, sei que não acredita em Deus, mas ainda assim digo: Que Deus continue abençoando você.

    ResponderExcluir
  3. Um texto bem escrito, porém taqui onde o problema começa, todos de mãos dadas... é sempre assim, um texto lógico e racional... quase nos faz esquecer o que na verdade importa: Jesus é o único Caminho pra Vida Eterna! E não deve haver mistura de veredas, apesar de haver amor!

    "Enquanto isso, muitos descrentes, budistas, muçulmanos, judeus, agnósticos e ateus estão dando a mão a quem precisa e sendo exemplo de companheirismo e amor. "

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz a todos! Muito bem escrito o comentario em questão. Pelas referências e verdades apresentadas, é claro que não se trata de pessoa atéia. Um ateu não faria citações quase que completas de alguns versiculos bíblicos. O autor pode até se julgar um ateu. Todavia, como menciona de forma agradável o amor e, pela forma como fala docilmente de Jesus e de Deus, creio está diante de uma linda alma que foi ferida em alguma igreja, a qual (alma ferida), se aplica Ap.3:10-11.

    ResponderExcluir
  5. Os comentários das pessoas que escreveram em 12/01 e 20/01 de 2012 ao meu ver, se completam, pois concordo com ambos. Primeiro, filosofar é muito bonito e importante, no entanto temos que ter cuidado com os sofismas. Só existe um caminho, Cristo. Segundo, essa pessoa nunca foi ateia, ela pode estar perdida em si mesma (atoa), mas Cristo sabe exatamente onde ela se encontra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...